terça-feira, julho 12, 2005

LANÇAMENTO DO LIVRO "VIAGENS CONTRA A INDIFERENÇA" de Fernando Nobre > 17:00 > 16 de Julho > Auditório Casa Municipal da Cultura



FERNANDO NOBRE (AMI)
“Viagens Contra a Indiferença” (Ed. Temas e Debates)
Um livro contra a indiferença
Fernando Nobre, fundador da AMI - Assistência Médica Internacional, é uma dessas (poucas) pessoas que tem dedicado a sua vida a tornar mais suportável a vida dos outros.
Assinalando os 20 anos da fundação da AMI e os 25 de dedicação do cirurgião Fernando Nobre às causas humanitárias foi lançado o livro "Viagens Contra a Indiferença", uma espécie de diário das suas missões nos quatro cantos do mundo.
"Por ocasião dos 20 anos da AMI e dos meus 25 anos de acção humanitária, decidi fazer um esforço de memória, e de compilação, a fim de tentar reunir alguns diários e histórias que encerram parcialmente as minhas memórias, bem como gritos, alertas, protestos, apelos e constatações que escrevi ou relatei, assumidos como um direito e um dever de um cidadão português e do mundo que se pretende activo!", escreve Fernando Nobre, resumindo assim o objectivo deste livro que é, simultaneamente, um grito de alerta e uma palavra de esperança.
Porque, como bem lembra Mário Soares no prefácio, "Fernando Nobre, que viveu de perto tantos conflitos e algumas guerras, é um pacifista convicto. Para ele a guerra não é uma fatalidade. É um flagelo, obra da ambição de poder dos homens e da conjugação de inconfessáveis interesses, materiais, por vezes terrivelmente mesquinhos e egoístas".
São 16 diários de missão - do Irão em 1981 ao Chade em 2004 - e seis histórias.
Os direitos de autor do livro de Fernando Nobre revertem a favor da AMI, para que a organização possa estar sempre presente onde dela precisam...

1 comentário:

Anónimo disse...

kjkjkj